Pesquisar neste blogue


Artesanato de Mirandela - Entrevista com o artesão Sr. Miguel

Miguel Contins - artesão

No dia 28 de Março, realizamos uma entrevista ao artesão Miguel. É um artesão natural de Mirandela e tem dificuldades visuais, mas que em nada o impede de realizar o seu trabalho, como ele próprio profere na entrevista. É um exemplo de trabalho e vitória.



O interesse pelo artesanato surgiu através de uma associação de deficientes (ARDAD), localizada na cidade Peso da Régua, aí frequentou um curso de quatro anos. Por volta dos trinta anos de idade começou a realizar os primeiros trabalhos na sua própria casa, mesmo com algumas limitações não necessita de ajuda, hoje em dia apenas se dedica ao artesanato não exercendo assim outra profissão.

Os seus trabalhos são realizados em corda, como por exemplo: cadeiras, sofás, mesas de centro alguns restauros em corda, carteiras entre outros. Dos trabalhos realizados, as peças mais pequenas demoram em média 3h, o trabalho mais demorado é um sofá em corda que demora em média um mês e meio (dependendo da medida). Os seus produtos estão expostos em eventos que são organizados pela Câmara Municipal e pelo Posto de Turismo de Mirandela, como por exemplo (Feira da Alheira, Feira á Moda Antiga, entre outros), para além destes também tem os seus produtos expostos na Internet.




O artesão Miguel prefere manter o estilo tradicional nas suas peças, pois gosta de manter as tradições. O início de cada peça surge naturalmente sem qualquer tipo de inspiração, para além do seu gosto por aquilo que faz, também encara o artesanato como um meio de aliviar o stress.

Um bom artesão tem de ter qualidade e perfeição na execução das peças, deve ter força de vontade e gosto pelo trabalho que executa, nunca deve desistir e essencialmente enfrentar as dificuldades/obstáculos sem nunca desistir.



Autoras: Iria Teixeira, Joana Alves e Liliana Lisboa

0 comentários:
Enviar um comentário