Pesquisar neste blogue


Mirandela, o antes e o depois.

  Onde se dormia?

Imagem: Arquivo jornal Noticias de Mirandela

Porque saber a história de uma terra significa recuperar e preservar tradições, hábitos,costumes e compreender, muitas vezes, a nossa própria identidade,vamos hoje falar um pouco da história da cidade de Mirandela e o seu alojamento, contribuindo assim para a continuação da sua história local, para que se mantenha viva na memória de todos.

Tal como nos diz o livro da autoria do Padre Ernesto Augusto Pereira de Sales , volume II,editado em 1983, conjunto de apontamentos históricos relativos ao período de 1250 a 1950, existiam em Mirandela 2 estalagens e 2 hotéis:
“Da minha lembrança, havia em Mirandela duas estalagens, uma no largo do tanque , e outra na rua da ponte, pertencente ao Manuel Pamplona; e havia igualmente dois hotéis. Um, do José Bernardo, na praça do município, donde transitou depois para o largo do Cardal, o qual, se não primava pelo asseio, se recomendava pela abundância e pela barateza; findou pouco antes de 1910. O outro , do José Maria Lopes, também no lugar do Cardal, teve merecida fama pelos seus cozinhados e doçaria.”
Consultando um artigo escrito em 6-7-1965, no jornal local “noticias de Mirandela” descrevia-se o que podia o turista admirar em Mirandela e que a cidade possuía 6 modestas unidades, que no conjunto possuíam 104 quartos.
Eram também da opinião que o turismo devia ser promovido à escala nacional e não cosmopolita, o turista desejava também conhecer terras, usos e costumes.

Ainda neste jornal, a 26-9-1965, vemos a noticia da construção de um novo hotel, onde se encontravam instaladas a pensão Paulino, café Paulino e sapataria Elite, destruídos por um incêndio em 1964, onde se situa actualmente o hotel Mira tua.
O hotel foi investimento do "Exmº Sr. Carolino Lopes", segundo nos descreve o jornal.
 “O grandioso imóvel, cujas obras se iniciaram no passado dia 13, ficará implantado no largo do Cardal, ponto mais central da vila e situação privilegiada para uma casa deste género.”
No edifício está hoje o hotel Mira Tua, desactivado desde 2013.


Imagem: arquivo jornal Noticias de Mirandela


O antigo proprietário da Pensão Paulino, após o incêndio, acaba por adquirir a pensão PRAIA, a poucos metros do hotel, acontecimento anunciado também neste jornal.
A pensão Praia tem hoje 85 anos, em 1966 fica na posse do Sr.Adelino Augusto Pires  e hoje é gerida pelo seu filho, Martinho António Pires.




Falamos com o Sr. Martinho, que nos contou algumas histórias da pensão e como era o turismo de antigamente.
Conta-nos que a pensão também tinha restaurante e café, com o mesmo nome.
Havia turistas nacionais e estrangeiros, que passavam a visitar a cidade, gostavam e acabavam por ficar mais dias.Haviam também muitas excursões , e os excursionistas pernoitavam na pensão, mas diz-nos que hoje já não acontece porque “as estradas são boas”.
Na época das festas, eram mais os turistas nacionais.
O estabelecimento tinha 2 lavadeiras, que lavavam a roupa no rio, e um “corretor”, como nos diz, que levava as malas ao quarto e também á estação.
Em 1966,descreve-nos o Sr.Martinho,  passaram por Mirandela, como atracção turística, o homem mais alto e o mais baixo. Dormiram na pensão, e para que o homem mais alto, com 2 metros e 55 centímetros, pudesse dormir na cama, tiveram de a adaptar com grades no fundo.
Conta-nos também que tiveram algumas figuras públicas que frequentaram a Pensão, como Jesualdo Ferreira, nascido na casa ao lado, ou Mário Soares, que um dia lanchou na pensão aquando de uma visita a Mirandela em 1975.
Houve uma época em que davam também alojamento a funcionários públicos(Correios, finanças,etc) mediante um pagamento mensal, que assim usavam a pensão como residência.
Pernoitavam também muitos vendedores, “viajantes” como refere, que ficavam a semana toda.
Tinham também como Hóspedes alguns caçadores.
Hoje as coisas mudaram muito, diz-nos, as acessibilidades são melhores, logo as pessoas não ficam. Quem prefere a pensão são os turistas estrangeiros,franceses e espanhóis, que acham graça à traça antiga do edifício.
Actualmente,a pensão Praia mantém a sua fachada de há anos atrás,  funciona como alojamento local, e está à venda...


http://www.facebook.com/Pensao.Praia/

Em Mirandela, existem hoje, 2 hotéis, entre casas de campo e agro-turismo, a cidade possui dezanove unidades de empreendimentos de turismo no espaço rural.
Tem também um parque de campismo e caravanismo e quatro unidades de alojamento local.

Autoras: Isabel Rodrigues, Ana Rita Pona, Anita Silva











0 comentários:
Enviar um comentário