Pesquisar neste blogue


Descubra o museu da oliveira e do Azeite



O museu da Oliveira e do Azeite, abriu ao publico dia 3 de Agosto de 2017 e funciona nas antigas instalações da Moagem de Mirandela.  O museu está aberto de terça-feira a domingo. No horário de verão o museu está aberto das 10h00 às 18h00, e no horário de inverno está aberto das 10:30 às 16h30.

Com a entrada gratuita. 

O museu consiste numa viagem ao passado onde se podem encontrar objetos, fotografias, máquinas e painéis que ajudam a entender melhor a historia da azeitona e do azeite na região de Trás-os-Montes.

Ao entrar no museu encontramos um espaço dedicado à logística, com a receção aos visitantes, cafetaria e a loja de vendas onde se podem realizar provas de azeite sendo que o cliente pode provar o produto podendo depois adquiri-lo nas lojas de comércio tradicional.





Depois de passarmos pela receção encontramos uma réplica de um Lagar de Azeite com aproximadamente cem anos que está exposta no centro do museu. Por todo o museu estão inscrições nas paredes sobre os vários processos pelo qual a azeitona e o azeite passam e também painéis digitais interativos que tornam a visita mais interessante para os visitantes, dando-lhes a oportunidade de interagir com o museu.



Tem também um pátio que é um espaço ao ar livre onde está plantada uma oliveira que serve para relembrar a origem da azeitona e do azeite.

Tem também uma sala dedicada a apanha da azeitona com fotografias da atividade do varejo e do seu transporte, tendo como banda sonora canções tradicionais que as pessoas cantavam quando iam trabalhar.




Subindo ao primeiro piso encontramos uma sala que contêm outras tantas coleções de material relacionado com as várias utilizações do azeite, tais como: gastronomia, indústria farmacêutica, iluminação, aquecimento, cosmética e indústria conserveira. Tem também um auditório que completa o percurso expositivo onde se podem visualizar filmes, ter sessões de debate ou conferências.



Autor: Alexandre Caldeira

0 comentários:
Enviar um comentário