Num mundo cada vez mais industrializado os artesãos são muito procurados por aqueles que querem não só uma peça única, mas também uma peça que complemente verdadeiramente as suas necessidades e o espaço que vão habitar. A tecelagem é uma das técnicas de artesanato mais antigas do mundo, são tecidos entrelaçados fio a fio. Mas para nos explicar sobre esta técnica artesanal e milenar, a 4 de Maio, efetuamos uma entrevista a uma tecedeira, natural de Lamas de Orelhão pertencente ao concelho de MIRANDELA, a tecedeira D. Fátima.
Entrevista à tecedeira D. Fátima
A matéria prima utilizada nestes trabalhos é apenas lã da Ovelha Churra Badana, onde vai busca-la diretamente aos pastores, de seguida é tratada logo a seguir á tosquia, onde lava-se a lã, deixa-se secar e abre-se, após isso tem de se cardar, fiar e por fim, vai para o tear para ser tecida. As suas peças não têm tempo definido para realização, pois varia de peça para peça.
Pratica a tecelagem a tempo inteiro, ou seja, faz dela a sua profissão. Gostava de ter tempo para puder tratar das suas plantas, das abelhas e também gosta do campo mas com o excesso de trabalho não lhe permite realizar essas tarefas.
Os seus trabalhos são divulgados em feiras de artesanato, algumas lojas, através de alguns clientes e também o Posto de Turismo de Mirandela.
A tecedeira já participou em inúmeros eventos, nomeadamente na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), para além disso já conquistou imensos prémios em feiras de artesanato.
As próximas feiras em que vai estar presente:
- 24 de Maio- Feira Romana em Braga;
- Última semana de Julho- Feira Internacional de Artesanato em Vila do Conde.<div style=" text-align:="">
Neste video, podemos observar a D. Fátima a tecer um tapete.
![]() |
Alguns dos prémios obtidos pela tecedeira D. Fátima |
Autoras: Iria Teixeira, Liliana Lisboa, Joana Alves.