Nos passados dias 4 e 5 de Março, escolhemos a Feira da Alheira para passarmos dois dias diferentes, com animação, convívio e melhor que isso, com a possibilidade de cheirar e saborear os bons produtos gastronómicos que esta feira oferece. Esta foi a 18º edição da Feira da Alheira, é um evento de entrada livre que acontece todos os anos, habitualmente no primeiro fim-de-semana de Março, no Parque do Império, junto ao rio Tua, um espaço extremamente bonito dentro da cidade, com jardins cheios de flores de variadíssimas cores e formas, sem dúvida uma área única e de passagem obrigatória para quem visita a cidade de Mirandela. Este foi também um evento que deu mote e seguimento à presença da Alheira de Mirandela, na Alfândega da cidade do Porto nos dias 17, 18 e 19 de Janeiro, presença também muito importante para a promoção e divulgação deste produto, já com denominação de origem e também considerada uma das “Sete Maravilhas Gastronómicas” de Portugal.
Falando sobre a feira em si, foi um certame que contou com mais de 90 expositores, onde a venda direta é uma componente fundamental para a sustentabilidade da feira, mas esta não se limita apenas à valorização da alheira, dá também oportunidade a outros produtos regionais, igualmente bons de serem promovidos e comercializados, nomeadamente os enchidos como a chouriça doce, chouriço azedo, farinheira e morcela, também mel, queijo, azeite e doçaria que são exibidos pelos melhores representantes dos produtos da terra quente e claro o artesanato, que tem também um papel fulcral na caracterização e cultura desta população.
A boa temperatura, tanto no sábado como no domingo foi também um incentivo e um convite para os locais e para todas as pessoas que se encontravam na cidade, visitarem a feira. Para os turistas, nomeadamente para uma excursão que veio no sábado, que tinha como primeiro objetivo a visita à feira (para experimentar os sabores tradicionais do concelho e ficar a conhecer um pouco da cultura), pode se dizer que o clima foi “a cereja no topo do bolo”.
Durante o fim-de-semana, a animação foi variada. Por exemplo, o tão conhecido programa da TVI, “Somos Portugal”, que decorreu durante toda a tarde de domingo, e que sabemos dá uma enorme ajuda no que toca à promoção económica e social das cidades onde se realiza. Também a atuação da In Vinus Tuna masculina da Esact e outras atuações de grupos locais. O Passeio TT e o Torneio de Xadrez associados à Feira da Alheira contribuíram também para enriquecer o cartaz que se tem vindo a consolidar e que é já uma referência nas festividades gastronómicas do país.
Com mais uma edição da Feira da Alheira, Mirandela, concretizou mais uma vez em pleno o objetivo principal de promoção económica e turística de Mirandela, através da sua famosa alheira.
A bonita paisagem do Parque do Império
Artesanato típico da região para exposição e venda
A decoração divertida e original dos expositores
Animação
Cabeçudos
A nossa própria interacção com os expositores, neste caso representantes do exército português
Alheira a assar com o intuito de dar a provar aos visitantes
Vários enchidos
Alheiras de caça
Grupo musical
Grupo musical
Grupo coral, animação
In Vinus Tuna da Escola Superior de Mirandela
Programa "Somos Portugal" no domingo