Pesquisar neste blogue


A visita à Feira à Moda Antiga, 2017

Chamo-me Eugénia, resido e pertenço ao concelho de Mirandela.


Esta visita à Feira á Moda Antiga, teve como finalidade,
  • primeiro, sentir a experiência na perspetiva do visitante
  • e segundo, transmitir e divulgar essa mesma experiência neste blog.
Como transmontana e mirandelense que sou, tenho muito orgulho da minha terra do meu património natural e cultural e dos costumes do meu povo!

Esta Feira à Moda Antiga transporta-nos através do tempo para o passado, dos nossos avós e bisavós, e dá-nos uma ideia do que seriam as feiras e costumes dessa época. Os trajes, os animais, a maneira de confecionar os alimentos, os enchidos, pão cozido no forno a lenha, doces, folar, compotas, rendas, bordados, bijuterias, brinquedos, mobiliário e muitos mais coisas que mostram partes desse passado.


Havia animação para as diferentes faixas etárias. Essas animações representavam o modo de divertimento de antigamente. A maioria dos brinquedos eram construídos em madeira e de fabrico manual, muitos deles eram-me familiares ,porque ainda brinquei com eles em criança!

Durante a feira, ainda tive o privilégio de cantarolar uma desgarrada com um senhor que tocava acordeão e que me dedicou um verso muito bonito.



A Orquestra Energia Mirandela também nos presenteou com um melodioso concerto que encantou todos os presentes.

Gostei de tudo! A simpatia,  o acolhimento por parte dos comerciantes e participantes da feira foi espetacular.  Conseguiram criar um desejo de voltar voltar no dia seguinte.

É caso para dizer… Para o próximo ano há mais.


Autora: Eugénia Mendes

0 comentários:
Enviar um comentário